Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Unesp Assis: Programa de apoio emergencial a São Luiz do Paraitinga

Teve fim no dia 26 de junho o Programa de apoio emergencial a São Luiz do Paraitinga, que tinha por objetivo mobilizar a juventude da cidade, muito ligada à fanfarra, dentre outras atividades culturais.

Tendo início no dia 15 de abril, o projeto visava disparar o processo de formação da grupalidade, o qual foi composto pelos jovens que participavam da fanfarra e tiveram os seus instrumentos perdidos durante as enchentes.

A cidade, cercada por vales e montanhas, e por onde passa o rio Paraitinga, foi castigada com um excesso de chuvas desde o primeiro dia do ano, que ocasionou a enchente. A água subiu doze metros e destruiu tudo. Os habitantes viveram durante três dias sem água e sem alimento.

Como as pessoas dessa cidade são muito ligadas à arte, a Unesp de Assis criou este programa, com o propósito de resgatar o patrimônio cultural e histórico através de oficinas de música, circo e dança.

Este projeto teve como coordenadores os professores Ivan Esperança Rocha e Soraia Georgina de Paiva Cruz e também contou com a ajuda de vários estagiários.

As principais oficinas desenvolvidas neste programa eram: O Brasil (em)cantado pelos Batuques, Produção de Imagem: um olhar sobre a cidade, O(s) Boi(s) Afogado(s): Cartografias de uma cidade que se reinventa, CircoLando na Cidade através da Dança, O Teatro pelas cantos da cidade, Expressão Musical: Compondo novos olhares, e Resgate da memória através da arte.

Os participantes do projeto se reuniam na praça desta cidade na quarta quinta e sexta-feira, com a presença de 50 a 70 jovens. Seu principal objetivo é trabalhar com a fanfarra superando o trauma da perda dos objetos musicais dos moradores.

O programa foi desenvolvido ao longo deste primeiro semestre, em que seus organizadores viajavam de Assis para São Luis do Paraitinga uma vez por semana. Ao chegarem na cidade, desenvolviam o cronograma deste projeto por três dias, e então retornavam para o campus de Assis.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bentivi Web Design